Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Fotos públicas/Abelardo Mendes Jr
Fotos públicas/Abelardo Mendes Jr

Na última quarta-feira (28), a ginasta americana Simone Biles, maior nome da modalidade, desistiu de disputar a final individual geral da ginástica artística na Olimpíada de Tóquio. Segundo sua equipe médica, a ginasta decidiu priorizar seu bem-estar.

A decisão levantou debates sobre a saúde mental de atletas e no meio esportivo. Ao Jornal da Tarde desta quinta-feira (29), o psiquiatra Saulo Vito Ciasca caracterizou a renúncia do ouro por Biles como um ato de muita coragem.

Leia também: Pigossi e Stefani perdem para suíças, mas ainda disputam a 1ª medalha Olímpica do país no tênis

“Ela estava lá, sob uma pressão psicológica enorme, carregando um peso de um monte de pessoas que esperam muito dela, e ela escolhe cuidar de si. Isso levanta uma luz para a necessidade das pessoas para a saúde mental”, afirmou.

Segundo Saulo, é importante reconhecer os próprios limites, principalmente no caso da Simone Biles, uma mulher negra e atleta olímpica. “A saúde mental também envolve o recorte da interseccionalidade, precisamos entender como as questões identitárias interferem em desfechos negativos na saúde”, explicou o psiquiatra.

Leia também: Matheus Gonche pede cuidado com comentários sobre atletas nas redes sociais

Com relação aos atletas, ele reforçou a importância de saber lidar com o sabotador interno e superar dúvidas que questionam o desempenho, mas também reconheceu como a falta do público na Olimpíada dificulta essa luta.

Veja a entrevista completa do Jornal da Tarde: