Coppola, se liga: assunto não vai te faltar
O colunista Atílio Bari comenta a viagem do diretor norte-americano Francis Ford Coppola ao Brasil
13/11/2024 12h00
Ouça na íntegra a Coluna Atílio Bari desta semana!
Na coluna desta quarta-feira (13), Atílio Bari fala sobre a recente visita de Francis Ford Coppola ao Brasil. O renomado diretor de clássicos do cinema, como O Poderoso Chefão e Apocalypse Now, veio divulgar Megalópolis, seu mais novo filme, para o qual investiu 120 milhões de dólares do próprio bolso. Contudo, o colunista especula que a viagem do cineasta pode ter tido outro propósito: a inspiração para uma nova saga cinematográfica.
Atílio destaca o poder das organizações criminosas brasileiras: “Estão espalhados por todo o país, empunham rifles, bazucas, possuem granadas e outros armamentos que só o Exército deveria possuir. Detêm uma ampla e eficiente rede de informações, que abrange desde a cela mais podre da penitenciaria mais remota até as salas acarpetadas das câmaras municipais, das Assembleias Legislativas e das bancadas do Senado”.
Por fim, o colunista menciona o assassinato cinematográfico de um delator, em plena luz do dia, no Aeroporto de Guarulhos, onde os autores dispararam 30 tiros e deixaram o local sem qualquer interferência: “Gente, é mais espetacular do que a morte de Santino, o Sonny Corleone, lembram? Copolla fez com que a cena acontecesse num pedágio de uma estrada deserta, sem ninguém por perto. Coisa de amadores, perto do que foi feito em Guarulhos”.
Atílio conclui com um conselho a Coppola: “Se liga: assunto não vai te faltar.” Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC
REDES SOCIAIS