Ouça a coluna desta quarta-feira!
Na coluna desta quarta-feira (05), Atílio Bari comenta a peça “Dona Lola”, segundo espetáculo solo do ator Marcelo Médici, no qual homenageia as mulheres que foram fundamentais ao longo de seus 35 anos de carreira. Na peça, em cartaz até dezembro no Teatro Renaissance, a personagem principal tem a vida transformada ao se tornar um fenômeno das redes sociais com os vídeos postados pela neta.
Atílio faz ode ao humor brasileiro, citando os precursores do gênero em nossas artes cênicas, nomes como Martins Penna, Arthur Azevedo e França Junior, que diversificaram o que se via nos palcos do século 19: dramalhões e comédias trazidas por companhias europeias, muitas vezes copiadas pelos elencos do Brasil. O colunista também traz à tona atores adorados pelo público: Francisco Correa Vasques, Procópio Ferreira, Oscarito, Grande Otelo e Dercy Gonçalves.
Atílio enaltece ainda o humor radiofônico, marcado pelo sucesso de personagens e esquetes humorísticos de programas como o famoso PRK-30, transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, e o televisivo, que revelou talentos como Ronald Golias, José Vasconcellos, Agildo Ribeiro, Costinha e, mais tarde, Chico Anysio com sua enorme galeria de personagens e o perspicaz Jô Soares.
Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e pelo aplicativo Cultura Play, de segunda a sexta-feira, às 10h.
*Estagiária sob supervisão de Cirley Ribeiro. MTB 832/SC
REDES SOCIAIS