O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 ocorreu nesse domingo (10).
Os candidatos que faltaram ao exame por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas podem pedir a reaplicação a partir desta segunda-feira (11), desde que se encaixem nos critérios previstos pelo edital. O prazo chega ao fim na sexta-feira (15).
Para isso, basta acessar a página do participante e checar quais documentos são necessários para comprovar a necessidade de fazer a prova em outra data, dependendo do problema que causou a ausência.
Leia também: Enem 2024: taxa de abstenção no segundo dia de provas é de 30,6%
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também possibilita que candidatos que tiveram a taxa de inscrição isenta no exame justifiquem sua ausência. A ação é necessária para quem quer solicitar uma nova isenção na edição seguinte do Enem, ou seja, em 2025.
O Enem 2024 foi aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Agora, a ‘segunda chamada’ acontecerá em 10 e 11 de dezembro.
No primeiro dia de aplicação, os participantes responderam a 90 questões, sendo 45 de linguagens, 45 de ciências humanas, além de uma redação dissertativa-argumentativa, que teve como tema os "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". Já no segundo fim de semana, foram 90 questionamentos de matemática e ciências da natureza.
Leia também: Roda Viva entrevista o marqueteiro Duda Lima nesta segunda-feira (11)
REDES SOCIAIS