Entretenimento

10 curiosidades sobre os Beatles

Banda britânica esteve em atividade entre 1960 e 1970, e até hoje é influente na música e na cultura; recentemente, o quarteto de Liverpool ganhou uma série documental


29/11/2021 19h55

Formada na cidade de Liverpool, na Inglaterra, pelos músicos John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, a banda britânica The Beatles esteve em atividade entre 1960 e 1970 – ano em que foi lançado o álbum “Let It Be”, que encerrou oficialmente a trajetória do quarteto. A influência do quarteto para a música e a cultura, contudo, é lembrada até hoje. 

Na última semana, a série documental “The Beatles: Get Back” estreou na plataforma de streaming Disney+ (confira o trailer ao final da matéria). Dirigida pelo cineasta Peter Jackson, a produção traz imagens e áudios inéditos da banda durante a gravação do último álbum e é dividida em três partes, totalizando quase oito horas de duração.

Neste dia 29 de novembro, também completam 20 anos do falecimento do guitarrista George Harrison, aos 58 anos de idade, em decorrência de um câncer.

Leia mais:
- Série documental traz imagens nunca vistas dos Beatles
- 'Difícil de acreditar que nós perdemos George há 20 anos', declara Paul McCartney

Abaixo, separamos 10 curiosidades sobre os Beatles:

1. Paul McCartney e John Lennon se conheceram em uma quermesse no ano de 1957. Na época, Lennon tinha uma banda chamada The Quarrymen, que se apresentou naquele dia no local.

2. O grupo teve outros nomes, antes de serem conhecidos como The Beatles (e antes de Ringo integrar a banda): Johnny & The Mundongs e The Silver Beatles.

3. Em 1961, os Beatles fizeram sua 1ª apresentação no Cavern Club, em Liverpool. No período de dois anos, a banda tocou 294 vezes no local.

4. O primeiro single da banda, Love Me Do, foi lançado em 5 de outubro de 1962. Em 31 de dezembro de 2012, a canção passou a ser de domínio público na Europa.

5. Abbey Road, de 1969, foi o primeiro álbum da banda a ser lançado somente em estéreo, e não em mono, como era de costume até então.

6. As maiores influências vocais dos Beatles foram as bandas The Beach Boys e The Everly Brothers.

7. Após a separação do quarteto, os músicos seguiram em carreira solo. George Harrison foi o primeiro ex-Beatle a chegar ao topo das paradas de sucesso no Reino Unido com a música My Sweet Lord.

8. Já em carreira solo, Paul McCartney tocou no Brasil pela primeira vez em abril de 1990, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Não foi a primeira vez que um ex-Beatle visitou o país: em 1979, Harrison assistiu ao Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, no autódromo de Interlagos, em São Paulo, a convite do piloto Émerson Fittipaldi.

9. A faixa Across the Universe, do álbum Let It Be, tem a participação de uma brasileira. Em 1968, Lizzie Bravo (com apenas 17 anos na época) estava em Londres, perto da gravadora da banda, quando Paul McCartney a chamou para gravar agudos na música.

10. No primeiro semestre de 2022, a discografia dos Beatles será guardada em um cofre no Polo Norte, capaz de suportar um apocalipse nuclear, para que as cópias possam ficar preservadas por mais de mil anos. Além disso, para garantir que as músicas possam ser escutadas no futuro, serão guardadas tanto cópias físicas quanto digitais.

Leia também: Canção inédita com George Harrison e Ringo Starr é descoberta e exibida ao público

Assista ao trailer de The Beatles: Get Back:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia