Bruno de Lorenzo, pianista de São Luís, capital do Maranhão, é um dos jovens talentos que estarão no Prelúdio, da TV Cultura, neste domingo (16). Aos 24 anos, o instrumentista sobe ao palco da atração e apresenta o primeiro movimento do Concerto nº2, de Dmitri Shostakovich. O programa vai ao ar a partir das 12h, na Cultura e no app Cultura Play.
Em 2020, Bruno conquistou o terceiro lugar no Concurso Internacional de Piano King’s Peak, sendo o único brasileiro premiado em sua categoria e um dos dois brasileiros reconhecidos em todo o concurso.
Leia mais: Morgana & Celeste explora a origem e a popularização do primeiro dominó
O jovem conta com experiência em recitais, festivais de música, preparações de outros músicos e apresentações ao vivo de destaque. Já participou de importantes festivais como o II Festival de Piano da Escola Saramenha Artes e Ofícios e o 55° Festival de Inverno de Campos do Jordão, além de ter atuado como preparador vocal e instrumental de elencos, maestro e pianista acompanhador em quatro produções de musicais na Casa de Cultura Julieta de Serpa (2023 e 2024)
Atualmente, cursa bacharelado em Piano no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, sob a tutoria de Marina Spoladore. Entre 2024 e 2025, aprimorou-se em Paris com Claudine Thioux, aluna e preservadora do legado do pedagogo francês Raymond Thiberge.
Nesta segunda eliminatória, ele concorre com o trompetista paulistano Lucas Espírito Santo e os soteropolitanos Roberto Júnior, clarinetista, e Hêggo Ian, flautista. Os candidatos serão avaliados por um júri especializado formado pelo maestro João Rocha, o oboísta Joel Gisiger, o violista Marcelo Jaffé e a professora Yara Caznok.
Apenas quatro jovens estarão na grande final em dezembro. O vencedor da competição musical será premiado com uma bolsa de estudos na prestigiada Academia de Música Franz Listz, na Hungria.
Esta temporada celebra os 20 anos do concurso de música clássica da emissora, o Prelúdio, que tem a apresentação do maestro Júlio Medaglia e de Roberta Martinelli.
REDES SOCIAIS