A maior entidade do futebol europeu, a UEFA, informou nesta sexta-feira (11) que puniu os clubes Atlético de Madrid, da Espanha; Lazio, da Itália; e Anderlecht, da Bélgica, pelo comportamento racista de suas torcidas em competições europeias.
O órgão que comanda o futebol europeu considerou que alguns dos cânticos vindos das arquibancadas tinham teor racista e discriminatório. As sanções impostas já valerão nas próximas rodadas das competições.
Leia mais: Confira os destaques do esporte da TV Cultura neste fim de semana
O time espanhol foi multado em £30 mil (cerca de R$ 184 mil na cotação atual) e recebeu uma suspensão para vender ingressos aos seus torcedores em partidas fora de casa nas competições da UEFA. A punição condicional tem duração de um ano. Caso seja punido novamente, a sanção será ativada.
A penalidade foi aplicada devido a atos discriminatórios por alguns membros da torcida na derrota por 4 a 0 para o Benfica, pela Champions League, na semana passada.
Leia mais: Matheus Pereira, do Cruzeiro, é convocado para seleção brasileira no lugar de Lucas Paquetá
Outra equipe punida por atos racistas de sua torcida foi a Lazio, que recebeu uma multa de £45 mil (cerca de R$ 277 mil na cotação atual), além do fechamento parcial de duas seções do Estádio Olímpico para a partida do dia 7 de novembro contra o Porto, pela Liga Europa.
“O referido fechamento parcial do estádio está suspenso durante um período probatório de um ano”, comunicou a UEFA.
O Anderlecht também foi proibido de vender ingressos para seus torcedores na condição de visitantes para a partida contra o RFS, na Letônia, no dia 7 de novembro, também pela Liga Europa. A UEFA aplicou “a medida disciplinar imposta em 21 de outubro de 2022 devido ao acendimento de fogos de artifício, lançamento de objetos, atos de vandalismo e distúrbios da multidão”.
REDES SOCIAIS