A partida entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, ocorrida na última terça (25), foi marcada por mais um episódio de racismo. Um torcedor argentino foi flagrado imitando um macaco em direção ao setor brasileiro no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.
O ato foi divulgado em vídeo pelo jornalista brasileiro Tomer Savoia. O episódio acontece oito dias depois da fala do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, que afirmou em discuro que a Libertadores sem os clubes brasileiros seria como “Tarzan sem a Chita”.
E no jogo do Brasil, mais uma vez, um r4cista cretino deu as caras. Torcedor argentino imitou macaco em direção da torcida brasileira. Cena gravada e compartilhada comigo pelo meu amigo @tomersavoia. pic.twitter.com/uHQNxVSxyY
— GugaNoblat (@GugaNoblat) March 26, 2025
No mesmo dia, Domínguez admitiu que as punições da entidade não têm sido suficientes para coibir os casos de racismo recorrentes. O último aconteceu com o jogador Luighi, do Palmeiras, que sofreu ofensas racistas de um torcedor do Cerro Porteño, time enfrentado em partida da Libertadores sub-20 no dia 6 de março.
Na próxima quinta-feira (27), acontece uma reunião com governos e federações associadas à Conmebol para debater casos de racismo. Entretanto, no caso das Eliminatórias da Copa do Mundo, a organização é de responsabilidade da Fifa.
Leia mais: Seleção Brasileira é atropelada pela Argentina e Dorival Júnior balança no cargo
REDES SOCIAIS