Um estudo publicado na plataforma MedRxiv, neste domingo (7), revelou que a variante britânica do coronavírus está se espalhando com alta velocidade nos Estados Unidos e pode ser a linhagem dominante no país em março. Esse é um documento preliminar e ainda precisa ser revisado por outros cientistas.
Segundo o levantamento feito pelo estudo, a variante britânica foi encontrada em 30 dos 50 estados norte americanos. Segundo os pesquisadores, a taxa de transmissão é de 30% a 40% maior do que as mutações mais comuns, dobrando a cada semana e meia.
Leia também: Reino Unido anuncia estudo para verificar eficácia do uso de duas doses de vacinas diferentes contra a Covid-19
Os dados são baseados numa análise de meio milhão de testes de Covid-19 e 212 genomas americanos. Os resultados apontam que até 2% dos casos no país são causados pela variante. Isso significa que mais de mil pessoas podem ser infectadas com essa cepa todos os dias.
Segundo a OMS, a variante britânica já foi encontrada em 80 países diferentes. Por esse motivo, muitos países estão restringindo voos vindos do Reino Unido, incluindo o Brasil.
REDES SOCIAIS