O Brasil recebeu neste domingo (21), a primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 do consórcio Covax Facility, da Organização Mundial de Saúde (OMS). A carga chegou no final da tarde de ontem, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
São mais de um milhão de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca fabricadas na Coreia do Sul. É a primeira remessa do Consórcio Covax Facility, programa coordenado pela OMS para garantir acesso igualitário à vacinação em todo o mundo.
Até o final deste mês, o Ministério da Saúde espera receber mais um 1,9 milhões de doses do imunizante. O acordo total do Brasil com o Consórcio é de 42,5 milhões de doses.
Leia também: Vacina de Oxford/AstraZeneca tem 79% de eficácia contra casos sintomáticos de Covid-19
Entretanto, a pasta mudou de novo a orientação para aplicação de vacinas no país. A partir de agora estados e municípios podem utilizar imediatamente como primeira dose as vacinas que estavam guardadas para a segunda dose. Segundo o Ministério da Saúde, a mudança de orientação é para ampliar o número de vacinados e se deve à garantia de segurança da entrega pelos fornecedores.
O Brasil recebeu hoje o 1º carregamento de doses da vacina contra a #COVID19 adquirida no âmbito da iniciativa COVAX Facility.
— Ministério da Saúde (@minsaude) March 21, 2021
💉1.022.400 doses da vacina Oxford/AstraZeneca
Até o final de março, o Brasil vai receber mais 1,9 milhão de doses do mesmo fabricante. pic.twitter.com/gKQzHQqwLm
REDES SOCIAIS