A Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) lançou, nesta segunda-feira (12), campanha pedindo que Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, não confie em Bolsonaro. A peça remete a um possível acordo entre os dois presidentes sobre o futuro da Amazônia.
Bolsonaro foi convidado para participar, no próximo dia 22, de cúpula virtual convocada por Biden para tratar de assuntos referentes ao clima. Outros 39 líderes mundiais devem integrar a chamada "Cúpula dos Líderes sobre o Clima".
“Não deixe esse homem negociar o futuro da Amazônia", pede a Apib em vídeo direcionado ao estadunidense. "[Bolsonaro] declarou guerra contra nós. Contra os povos indígenas, contra a democracia. Ele espalha Covid, mentiras e ódio. Ele é um extremista que disse que a sua eleição é uma fraude. Essa é a escolha, sr. Presidente. É a Amazônia ou Bolsonaro. Não dá para conciliar os dois", completa.
Leia também: Bolsonaro fala em "sair na porrada" com Randolfe Rodrigues e senador rebate
Assista ao vídeo:
Sr. Biden, os povos indígenas do Brasil sabem que os EUA estão fazendo um acordo secreto com Bolsonaro sobre o clima. Precisamos te avisar:
— Apib Oficial (@ApibOficial) April 12, 2021
NÃO CONFIE NELE.
Se o senhor quiser ajudar a Amazônia, fale com quem vive e mantém a floresta viva. #AmazonOrBolsonaro #WhichSideAreYouOn pic.twitter.com/D55uhxrFnX
Indígenas estão entre os mais vulneráveis à Covid-19
Durante a pandemia, os povos indígenas estão entre os mais vulneráveis. Segundo a Apib, mais de 52 mil nativos se infectaram pelo novo coronavírus. Foram registradas 1.034 mortes.
REDES SOCIAIS