Notícias

Após PF deflagrar operação, Aziz antecipa depoimento de Wilson Lima à CPI da Covid

Governador do Amazonas é alvo de um mandado de busca e apreensão da Polícia Federal nesta quarta-feira (2)


02/06/2021 13h40

Durante a sessão da CPI da Covid desta terça-feira (2), o presidente da comissão Omar Aziz disse que antecipou o depoimento de Wilson Lima, governador do Amazonas, para a próxima quinta-feira (10). Lima iria depor em 29 de junho.

O governador é alvo de um mandado de busca e apreensão da Polícia Federal nesta quarta (2). A PF deflagrou a quarta fase da Operação Sangria contra a alta cúpula do governo do Amazonas por desvios na Saúde. O secretário estadual de Saúde Marcellus Campelo é alvo de um mandado de prisão, mas não foi localizado.

A PF investiga supostas irregularidades na construção do hospital de Campanha Nilton Lins, em Manaus, alugado pelo estado para o combate à Covid-19.

A ação cumpre ao todo 25 mandados judiciais expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). São 19 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão temporária cumpridos nas cidades de Manaus (AM) e Porto Alegre (RS), além de sequestro de bens e valores, que, somados, alcançam a quantia de R$ 22.837.552,24.

Leia também: "O paciente com suspeita de Covid precisa ser abordado precocemente", diz Luana AraújoLuana Araújo sobre aplicativo TrateCov: "Essa questão nunca fez parte do meu radar"

CPI da Covid

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid tem o objetivo de apurar as ações e possíveis omissões do governo federal no combate à pandemia de Covid-19.

Nesta terça-feira (2), a comissão ouve a médica infectologista Luana Araújo. No início de maio, ela teve seu nome anunciado pelo ministro da Saúde Marcelo Queiroga para ocupar o cargo de secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, entretanto a nomeação foi cancelada dez dias depois. A comissão tenta entender os motivos da mudança.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças