O primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen compradas pelo Ministério da Saúde chegou no início da manhã desta terça-feira (22) ao Brasil, pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
#URGENTE | CHEGOU! ✈️😍 A vacina da Janssen já está em terras brasileiras! O avião pousou agora no Aeroporto de Guarulhos (SP) 🙏 O primeiro lote, com 1,5 milhão de doses, chega para reforçar ainda mais a nossa campanha de vacinação! As doses serão enviadas para todo o Brasil! 🇧🇷 pic.twitter.com/uUvCNhFtd7
— Ministério da Saúde (@minsaude) June 22, 2021
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ampliou o prazo de validade das vacinas, que antes teriam de ser utilizadas até 27 de junho, em um mês e meio. A decisão se baseou também em resolução da FDA, agência norte-americana responsável pela regulação de medicamentos e alimentos. Agora, as doses podem ser aplicadas até o início de agosto. O armazenamento precisa ser feito em temperatura de 2ºC a 8ºC.
A remessa inicial previa a entrega de 3 milhões de doses, na semana passada, mas o envio não foi concretizado. Na última segunda-feira (21), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou, em audiência, a previsão da entrega de 1,5 milhões de doses para hoje.
Este lote faz parte de um total de 38 milhões de doses contratadas pela pasta, a ser repassado ao Brasil até o final do ano.
O imunizante é o quarto a entrar em uso no país. Ao contrário das outras, CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech, a vacina da Janssen é administrada em dose única, e não em duas.
Leia também: Senadores da CPI da Covid fazem um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da doença; Rosa Weber suspende convocação de governadores na CPI da Covid
REDES SOCIAIS