Notícias

Variante delta do coronavírus já representa 90% das amostras sequenciadas no mundo, aponta Opas

Mais de 130 países registram casos da cepa originária da Índia


09/08/2021 13h58

A variante delta já representa quase 90% das 2,6 milhões de amostras do coronavírus sequenciadas no mundo, de acordo com o relatório epidemiológico divulgado pela Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) no último domingo (8).

A cepa indiana, identificada pela 1° vez em julho de 2020, já foi confirmada em 135 países, sendo 22 apenas no continente americano. A variante, que é considerada a mais transmissível da doença, apresentou um aumento exponencial no mundo inteiro a partir de abril deste ano.

Na semana passada, o Estado do Rio de Janeiro disse que a variante corresponde a 45% das amostras analisadas na capital e 26% das do estado. O Instituto Adolfo Lutz apontou que, em São Paulo, a cepa foi identificada em 23,5% das amostras sequenciadas.

A entidade pede que os países fiquem atentos para um possível aumento de casos e de internações por Covid-19, incluindo a necessidade de terapia intensiva.

O relatório também chama atenção para a redução na efetividade das vacinas em relação à variante delta. Segundo a Opas, a queda pode ocorrer principalmente nas pessoas que receberam apenas a primeira dose do imunizante. A organização reforça a importância de completar o esquema vacinal com as duas doses e da manutenção das medidas de prevenção.

Entre as ações indicadas pela Opas, estão intensificar a vigilância genômica, assegurar a publicação das sequências genéticas na plataforma GISAID e notificar de maneira imediata a detecção de casos de infecção por variantes de preocupação determinadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Leia também: Juiz determina retorno das aulas da Escola do Auditório do Ibirapuera sob multa diária de R$ 50 milBolsonaro sanciona lei que permite a transformação de clubes de futebol em empresas


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças