Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Alan Santos/Palácio do Planalto
Alan Santos/Palácio do Planalto

Em evento realizado pelo Ministério das Comunicações nesta terça-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que "fake news faz parte da nossa vida". "Quem nunca contou uma mentirinha para a namorada?", comentou o chefe do Executivo.

"Hoje em dia, o fake news morre por si só, não vai para frente", continuou o presidente. Ele ainda afirmou que é "um dos que mais sofre com fake news": "Se for levar em conta o que se fala do presidente nas redes sociais, eu duvido que [alguém] apanha mais do que eu. Mas, em nenhum momento recorri ao Judiciário para tentar reparar isso. Entendo que o fake news é quase um apelido. Se colocar um apelido e ficar chateado, vai pegar o apelido".

Bolsonaro disse não ser preciso regular a disseminação das fake news, com ressalva para casos de falsas acusações de estupro. Para ele, "comunicação é liberdade" e "é melhor viver em liberdade do que viver sem liberdade". 

Estudo feito por pesquisadores do MIT publicado na revista Science em 2018 apontou que um notícia 'fake' tem 70% de chance a mais de ser compartilhada e, consequentemente, atingir mais pessoas. No Brasil, as fake news são entrave para a superação da pandemia de Covid-19. O principal alvo do conteúdo falso são as vacinas contra a doença, de acordo com pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Leia também: Placa em homenagem à Marielle Franco é inaugurada em metrô de Buenos Aires

A cerimônia de entrega do Prêmio Marechal Rondon de Comunicações contou também com a presença de Michelle Bolsonaro, primeira-dama, de Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, além de Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal. Filho do presidente, Flávio Bolsonaro foi um dos homenageados.

Leia mais: Processo da Lava Jato contra Eduardo Cunha é enviado à Justiça Eleitoral do Rio