Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Câmara dos Deputados/Bruno Kelly/Amazônia Real
Reprodução/Câmara dos Deputados/Bruno Kelly/Amazônia Real

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realizará, nesta quarta-feira (24), uma audiência pública com a participação do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Anderson Torres. O ministro foi convidado para prestar esclarecimentos sobre a morte de crianças da etnia Yanomami ocorridas na comunidade Macuxi Yano, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

Segundo nota da Hutukara Associação Yanomami (HAY), no dia 12 de outubro, no município de Alto Alegre (RR), dois meninos, de 5 e 7 anos, brincavam no rio quando foram sugados pela draga de um garimpo ilegal que opera na região.

Leia também: 43 cidades de São Paulo cancelam o carnaval em 2022 devido a pandemia da Covid-19

O requerimento para a audiência é de autoria do deputado Helder Salomão (PT-ES) e outros. Os parlamentares reforçaram a necessidade de respostas urgentes do Estado brasileiro para a situação vivenciada pelo povo Yanomami. A audiência acontece às 15h, no plenário 13.

Além dessas duas mortes, outras duas crianças morreram afogadas após caírem no rio enquanto fugiam de disparos de garimpeiros no mês de maio, na região do Palimiu, também em Roraima. 

Segundo a Agência Câmara de Notícias, pelo menos quatro das 15 comunidades indígenas que compõem a região na Terra Indígena Yanomami denunciaram ataques nos últimos meses: Yakepraopë, Maikohipi, Korekorema e Tipolei.

Leia também: “Parece um presidente filiado ao PSOL”, diz Janaina Paschoal sobre Bolsonaro