Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

A Câmara Municipal de Santo André, no ABC Paulista, aprovou em primeira votação o Projeto de Lei (PL) nº 210/2021, que proíbe a instalação de “banheiros multigênero” em estabelecimentos públicos ou privados da cidade, como shoppings, restaurantes, escolas e hospitais.

O texto foi encabeçado pelo vereador Carlos Ferreira (PSB), mas é de autoria de mais cinco parlamentares. A proposta foi aceita com 17 votos a favor, 3 votos contra e um neutro. Agora seguirá para sanção ou veto do prefeito Paulo Serra (PSDB).

Um banheiro multigênero, como define o projeto da Câmara, é aquele que pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres, não direcionado a um público específico. Entre as justificativas dos parlamentares de Santo André, estão questões de “segurança” e “higiene”.

No mês de novembro, uma polêmica envolvendo esse tipo de banheiro viralizou nas redes sociais após uma moradora da cidade de Bauru (SP) gravar um vídeo em uma unidade do Mc Donald’s – que foi chamado de “comunista” por ela.

Na ocasião, os sanitários da lanchonete, que eram de uso individual, apresentavam três bonecos na porta – um masculino, um feminino e outro destinado às pessoas que não se identificam com nenhum destes dois gêneros. Posteriormente, a rede de fast food voltou a adotar a indicação tradicional no local.

Leia mais: Rede de fast food volta a adotar indicação tradicional nos sanitários após polêmica