Notícias

"Mais liberdade de escolha leva as pessoas a ficarem mais egoístas", diz Pondé

Para o filósofo,a população está ficando mais egoísta justamente por ter o poder de decisão


19/05/2022 22h18

No Linhas Cruzadas desta quinta-feira (19) Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé fizeram uma projeção de como serão as pessoas no futuro.

Misturando informação com especulação, eles debateram a tendência da taxa de natalidade diminuir, uma vez que tanto homens como mulheres estão cada vez mais focados em conquistas pessoais antes de terem filhos.

A apresentadora então questionou se esses pontos indicam um aumento do egoísmo ou da liberdade no futuro. Pondé acredita que essas características estão relacionadas.

“Eu acho que mais liberdade de escolha leva as pessoas a ficarem mais egoístas. Se eu posso escolher como eu quero e eu escolho não ter filhos, é porque, já há algum tempo, ter filhos virou um ônus”, disse o filósofo.

Ainda de acordo com Pondé, no passado, ter filhos significava ter uma pessoa a mais para ajudar na caça, no plantio, na economia e na sobrevivência em geral, o que hoje já não é realidade.

“À medida que a economia foi se tornando máquina e as mulheres começaram a trabalhar e estudar, ter filhos atrapalha [...] Uma vez que as pessoas começam a perceber que quando não tem filhos podem viajar, dormem bem, elas sentem que não precisam ter filhos. No momento em que você tem a chance de tomar a decisão, como diz o Morland, as pessoas estão ficando mais egoístas”, explicou.

Veja o trecho completo:

Leia também: "Cada vez mais estão sendo procuradas as técnicas de reprodução assistida", afirma ginecologista

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil opera ação contra o tráfico em novo local de concentração da "Cracolândia"

Moraes manda investigação sobre falas de Weintraub à Justiça Federal

Bolsonaro cumprimenta ministro Alexandre de Moraes em evento

Moraes aplica terceira multa a Daniel Silveira, total chega a R$ 645 mil

Com inflação recorde em abril, Guedes diz que “inferno” já passou