Rússia corta o fornecimento de gás natural para a Finlândia após candidatura à Otan
A operadora de gás finlandesa aponta que o país já estava preparado para represálias russas
20/05/2022 09h50
A operadora de gás da Finlândia anunciou nesta sexta-feira (20) que a Rússia não fornecerá mais o produto ao país a partir do próximo sábado (21). 30% do consumo de toda a Europa é provido por Moscou.
"A Gazprom (estatal russa) informou à Gasum (estatal finlandesa) que todo o fornecimento de gás natural para a Finlândia previsto em contrato será cortado a partir das 04h de sábado (21)", informou a companhia em nota.
Com as reservas atuais, será possível manter o combustível pelos próximos meses, completou a empresa. De acordo com o comunicado, o país se preparou para represálias russas devido a seus flertes com o ocidente.
Leia mais: Elon Musk deve chegar ao Brasil nesta sexta (20), diz ministro das Comunicações
Eleições: Lula venceria o segundo turno em qualquer cenário, segundo pesquisa Exame/Ideia
"Já estávamos nos preparando para esta situação e não haverá interrupção na transmissão de gás aos consumidores, por isso seremos capazes de continuar fornecendo gás pelos próximos meses", conclui o comunicado.
Recentemente, uma nova tensão no norte europeu foi desencadeada após Suécia e Finlândia, que faz fronteira com a Rússia, formalizarem suas candidaturas para entrarem na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Vladimir Putin já falou que tomará providências sobre o assunto.
REDES SOCIAIS