"Não podemos legalizar essa destruição", diz ministra dos Povos Indígenas sobre garimpo
Sonia Guajajara comenta sobre Projeto de Lei que busca regulamentar a exploração de recursos minerais em terras indígenas
20/03/2023 22h32
Dando sequência à programação especial no Mês da Mulher, o Roda Viva recebe nesta segunda-feira (20) Sonia Guajajara, a ministra dos Povos Indígenas.
Em pergunta feita pela apresentadora Vera Magalhães, a ministra responde sobre o Projeto de Lei que busca regulamentar a exploração de recursos minerais em terras indígenas, e uma das pautas do marco temporal, "vamos continuar lutando para o PL 191 não seja aprovado", diz Sonia Guajajara.
"No início do governo o GSI, já com o comando de Lula, houve uma controversa que acabou endossando junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma decisão do ex-presidente Bolsonaro. O inquérito dava permissão a uma pesquisa de minério de ouro no Território Yanomami. A pergunta é: quem vai arbitrar quando houver essas controversas?", pergunta a apresentadora.
"Eu acho que estamos dizendo isso todo dia, e acho que temos que ficar lembrando. Se é ilegal, todo mundo tem que combater", enfatiza ministra.
"O presidente Lula solicitou da Agência Nacional de Mineração, essas informações [referente ao minério de ouro]. Antes de ser ministra eu já vinha pedindo essa suspensão, e é importante sabermos quem são essas mineradoras", comenta Sonia.
"Nós continuamos defendendo que o mundo hoje urge pela proteção da biodiversidade, do meio ambiente, e nós não podemos legalizar essa destruição", finaliza a ministra.
Participam da bancada de entrevistadores Luana Genot, diretora executiva do ID_BR, Rubens Valente, jornalista da Agência Pública, Gustavo Faleiros, editor de investigações ambientais do Pulitzer Center, Helena Corezomaé, repórter do portal Primeira Página (MT), e Leticia Leite, repórter colaboradora em SUMAÚMA: Jornalismo do centro do mundo.
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
Assista ao programa na íntegra
REDES SOCIAIS