Cerca de 43 mil moradores do estado de São Paulo não possuem banheiro dentro de suas casas. Os dados são de uma pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (16), pelo Instituto Trata Brasil, realizada em parceria com a EX ANTE Consultoria Econômica e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).
De acordo com o levantamento, são 24 mil domicílios paulistas que não dispõe de banheiro exclusivo. Além disso, o estudo aponta que moradores do estado passam por outras privações relacionadas ao saneamento básico: são 3,8 milhões de pessoas que vivem sem caixa d’água ou outro tipo de reservatório de água potável.
Além disso, 6,5% dos domicílios paulistas não têm coleta de esgoto e 3,4% não estão conectados à rede de água.
“Quando a gente fala de não ter água tratada e não ter coleta de esgoto, a gente fala de uma série de doenças como dengue, esquistossomose, leptospirose, a própria diarreia. Isso vai impactar a vida das pessoas, vai trazer uma série de internações, vai diminuir a produtividade da população, porque a população fica mais doente”, explica Luana Pretto, presidente-executiva do Trata Brasil, em entrevista ao g1.
Leia também: Mãe quebra vidro de ônibus após filho passar mal com o calor; veja o vídeo
REDES SOCIAIS