Notícias

No Roda Viva, chef Janaina Torres destaca a importância de uma refeição lúdica para as crianças

A melhor chef feminina do mundo conta sobre a iniciativa “Cozinheiros pela Educação”


27/05/2024 22h51

O Roda Viva desta segunda-feira (20) entrevista Janaina Torres, eleita a melhor chef feminina do mundo de 2024 pelo The World's 50 Best Restaurants.

Marcelo Katsuki, editor do blog Comes e Bebes, da Folha de S.Paulo, relembra o projeto realizado pela convidada entre 2015 e 2019. Intitulada “Cozinheiros pela Educação”, a iniciativa beneficiou cerca de três milhões de alunos na capital paulista.

Entre os intuitos da ação estava o da reformulação das merendas escolares, tornando-as mais saudáveis por meio de orientações destinadas às cozinheiras.

“Os ultraprocessados e os enlatados eram algo que não diziam nada, você matava a fome das crianças momentaneamente com uma comida que não enriquecia nada, nem culturalmente, nem com nutrientes. Ao contrário, ela tinha até um cheiro de ranço”, explica Janaina. 

Além de realizar a substituição por ingredientes in natura, o projeto visava tornar as refeições mais lúdicas e atrativas para as crianças. Durante o programa, a entrevistada ressalta esse papel educacional que a gastronomia é capaz de ter:

"Tudo que nós fizemos juntas foi [criar] uma refeição que contasse a história do Brasil e do mundo dentro do Brasil. Então a gente se preocupou em ser lúdico, que pudesse contar sobre a Itália para uma criança, por exemplo. Que a criança pudesse viajar até a Rússia pelo estrogonofe", conta a chef. 

“Eu sei que muitos alunos não vão ter a chance de conhecer a Rússia e a Itália, mas através de um prato de comida a gente consegue mostrar um pouquinho e também abrir a curiosidade para que eles falem, ‘posso estudar, posso prosperar’ e quem sabe ‘eu não posso conhecer a Itália’”, acrescenta.

Torres ainda acredita esse foi o projeto mais bonito e enriquecedor de sua trajetória. 

"Ter o contato com 1800 cozinheiras talvez tenha me tornado a cozinheira que eu sou hoje. [...] Eu troquei informações com elas, mas elas me ensinaram muita coisa, e muita coisa sobre a humanidade", finaliza. 

Leia também: “Se a conscientização não for para as escolas, o cenário nunca vai mudar”, diz chef sobre ultraprocessados

Participam da bancada de entrevistadores Arnaldo Lorençato, editor-executivo da revista Veja São Paulo, Luiza Fecarotta, jornalista, crítica gastronômica e comentarista da rádio CBN, Marcelo Katsuki, editor do blog Comes e Bebes, da Folha de S.Paulo, Mariana Weber, jornalista e escritora, e Miguel Icassatti, jornalista da revista Gula e curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.

Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real do estúdio da emissora em São Paulo.

Leia também: “É possível mudar a política de um país através da alimentação”, diz chef Janaina Torres Rueda

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chefe de gabinete de Javier Milei renuncia ao cargo na Argentina

Estado palestino terá a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, diz primeiro-ministro da Espanha

Ciclone extratropical causa chuvas fortes e rajadas de vento no Rio Grande do Sul

Brasil perdeu 1,8 milhão de hectares de sua vegetação nativa no ano passado, diz relatório

Confira os principais pontos abordados pela melhor chef do mundo no Roda Viva