Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (20) entrevista Janaina Torres, eleita a melhor chef feminina do mundo de 2024 pelo The World's 50 Best Restaurants.

Marcelo Katsuki, editor do blog Comes e Bebes, da Folha de S.Paulo, relembra o projeto realizado pela convidada entre 2015 e 2019. Intitulada “Cozinheiros pela Educação”, a iniciativa beneficiou cerca de três milhões de alunos na capital paulista.

Entre os intuitos da ação estava o da reformulação das merendas escolares, tornando-as mais saudáveis por meio de orientações destinadas às cozinheiras.

“Os ultraprocessados e os enlatados eram algo que não diziam nada, você matava a fome das crianças momentaneamente com uma comida que não enriquecia nada, nem culturalmente, nem com nutrientes. Ao contrário, ela tinha até um cheiro de ranço”, explica Janaina. 

Além de realizar a substituição por ingredientes in natura, o projeto visava tornar as refeições mais lúdicas e atrativas para as crianças. Durante o programa, a entrevistada ressalta esse papel educacional que a gastronomia é capaz de ter:

"Tudo que nós fizemos juntas foi [criar] uma refeição que contasse a história do Brasil e do mundo dentro do Brasil. Então a gente se preocupou em ser lúdico, que pudesse contar sobre a Itália para uma criança, por exemplo. Que a criança pudesse viajar até a Rússia pelo estrogonofe", conta a chef. 

“Eu sei que muitos alunos não vão ter a chance de conhecer a Rússia e a Itália, mas através de um prato de comida a gente consegue mostrar um pouquinho e também abrir a curiosidade para que eles falem, ‘posso estudar, posso prosperar’ e quem sabe ‘eu não posso conhecer a Itália’”, acrescenta.

Torres ainda acredita esse foi o projeto mais bonito e enriquecedor de sua trajetória. 

"Ter o contato com 1800 cozinheiras talvez tenha me tornado a cozinheira que eu sou hoje. [...] Eu troquei informações com elas, mas elas me ensinaram muita coisa, e muita coisa sobre a humanidade", finaliza. 

Leia também: “Se a conscientização não for para as escolas, o cenário nunca vai mudar”, diz chef sobre ultraprocessados

Participam da bancada de entrevistadores Arnaldo Lorençato, editor-executivo da revista Veja São Paulo, Luiza Fecarotta, jornalista, crítica gastronômica e comentarista da rádio CBN, Marcelo Katsuki, editor do blog Comes e Bebes, da Folha de S.Paulo, Mariana Weber, jornalista e escritora, e Miguel Icassatti, jornalista da revista Gula e curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.

Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real do estúdio da emissora em São Paulo.

Leia também: “É possível mudar a política de um país através da alimentação”, diz chef Janaina Torres Rueda