Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação TV Cultura
Divulgação TV Cultura

O ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, é o convidado do Arena dos Saberes desta quinta-feira (7). Com apresentação de Gabriel Chalita, na TV Cultura, o programa vai ao ar a partir das 20h.

Na edição, o ministro comenta sobre a importância da cultura em sua vida, como colabora para sua formação e o quanto recomenda que seus alunos estejam em contato com outras áreas que não sejam apenas o direito. “Eu sou um leitor compulsivo. Eu estou sempre lendo alguma coisa. Meu estado natural na vida é estar lendo alguma coisa (...) E ouvindo música”, compartilha.

Sobre como acredita que deve ser um juiz hoje, Barroso diz: “Você tem que sair à rua, você tem que ser capaz de ouvir a opinião geral das pessoas. Não que você possa ou deva ser escravo da opinião pública, mas você tem que ser permeável ao sentimento das pessoas e à realidade social; e ao espírito do seu tempo, porque às vezes a gente também tem que empurrar a história na direção certa”.

Ao falar sobre direito penal, o ministro conta que acredita que a ressocialização no país não é feita da melhor forma, por conta do alto número de presos, e apesar de todos os estudos que fazem da área.

“O crime precisa ser reprimido, mas as pessoas não devem ser desumanizadas”. E ainda fala sobre os impactos da Inteligência Artificial no ambiente jurídico e na sociedade num geral: “Nós vamos ter que aprender a lidar com os aspectos positivos e neutralizar os aspectos negativos”, aponta Barroso.

No quadro Terceiro Sinal, o programa recebe Aline Serra e Suzana Santana, atrizes de A Cor Púrpura, O Musical. Elas apresentam números do musical e contam sobre a trajetória profissional de cada uma.