O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou, nesta quinta-feira (5), o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, maior honraria brasileira, por “sua incansável luta pelo melhor da América Latina e no mundo”.
Em vídeo publicado no X, antigo Twitter, o petista aparece emocionado ao lado de Mujica, a quem definiu como “um exemplo para todos nós”.
Leia mais: Mercosul e União Europeia firmam acordo de livre comércio após 25 anos de negociação
O ex-presidente uruguaio, de 89 anos, foi diagnosticado com um tumor no esôfago no final de abril deste ano. Sua médica informou que o câncer não era muito extenso, mas Mujica enfrentou uma série de sintomas adversos da radioterapia.
No mês de setembro, ele foi hospitalizado três vezes em menos de dez dias. Mujica passou por um procedimento cirúrgico para colocar uma sonda no estômago. Apesar dos sustos, sua equipe médica acredita que que foi curado da doença.
O encontro entre Lula e Mujica, amigos de longa data, ocorreu em meio à visita do líder brasileiro ao Uruguai para a cúpula do Mercosul, realizada até esta sexta-feira (6), sob altas expectativas em relação à assinatura de um acordo comercial com a União Europeia (UE).
REDES SOCIAIS