Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O prazo para pagamento da segunda parcela do 13º salário termina nesta sexta-feira (20).

Segundo a legislação estabelecida em 1962, a "gratificação natalina" pode ser repassada de duas formas: em parcela única ou dividido em até duas partes. Sendo assim, a parcela única ou a primeira parte deveriam ser pagas até o dia 29 de novembro.

O repasse também pode ser realizado junto com as férias, desde que tenha sido solicitado previamente ao empregador.

Leia também: Bolsa Família 2024: Caixa Econômica paga beneficiários com NIS de final 9 nesta sexta (20)

Quem tem direito ao 13º salário?

Todo trabalhador em regime previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que atuou por 15 dias ou mais durante o ano e que não tenha sido demitido por justa causa tem direito à gratificação. São eles:

Trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos, conforme garante a Constituição Federal;

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Neste ano, o Governo Federal antecipou o pagamento para ambos os grupos, que receberam em maio e junho;

Pensionistas;

Trabalhadores rurais;

Trabalhadores avulsos (que prestam serviços sem vínculo empregatício e com a intermediação de um sindicato);

Trabalhadores domésticos.

E se a empresa não pagar?

Quem não receber a primeira parcela até a data limite deve procurar o RH da instituição, as Superintendências do Trabalho ligadas ao Governo Federal ou o Ministério Público do Trabalho (MPT) para fazer uma reclamação. Outra opção é buscar orientação no sindicato de cada categoria.

Caso o empregador não respeite o prazo ou não pague o valor devido, poderá ser autuado por um auditor-fiscal do Ministério do Trabalho no momento em que houver fiscalização, o que lhe gerará uma multa.

Leia também: Stanley realiza recall de 400 mil itens defeituosos vendidos no Brasil