Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixels
Pixels

A chuva de meteoros Perseidas deve atingir seu pico de atividade entre a noite desta terça (12) e madrugada de quarta-feira (13). No Brasil, as melhores condições de visibilidade estão na região Norte, embora o brilho da Lua quase cheia possa dificultar a visualização de muitos meteoros, favorecendo apenas os mais brilhantes.

Horário

Segundo o Observatório Nacional (ON) não há um horário exato para o auge, mas a recomendação é que a observação seja feita durante a madrugada, a partir das 3h. Nas regiões mais ao sul do país, os meteoros tendem a aparecer mais tarde.

Para aumentar as chances de ver o fenômeno, procure um local escuro, longe das luzes das cidades e da poluição luminosa.

Leia também: Trump aciona tropas da Guarda Nacional e assume segurança de Washington

Perseidas

Esse fenômeno astronômico ocorre anualmente, quando a Terra cruza uma nuvem de detritos deixada pelo cometa Swift-Tuttle. Ao entrarem na atmosfera a alta velocidade, essas partículas se incendeiam, formando os chamados “rastros de luz” ou “estrelas cadentes”.

De acordo com o Observatório, apesar da chuva ser visível desde meados de julho, o pico ocorre neste momento de agosto. No Hemisfério Norte, sob condições ideais, é possível observar entre 50 e 75 meteoros por hora. No Brasil, a quantidade é menor devido à localização geográfica

Leia também: Defesa Civil de SP alerta para situação de emergência em regiões do interior