O Boas Práticas Escolares do último domingo (30) apresentou uma coletânea de projetos e iniciativas pedagógicas desenvolvidas em escolas que buscam aprimorar a educação, valorizar a cultura e combater o racismo e o preconceito.
Leia também: Roda Viva recebe o cantor Xande de Pilares nesta segunda-feira (1°)
O podcast "É preto ou negro?" está entre os destaques. Estudantes da EMEF Dr. José Augusto César Salgado produziram um podcast especial para debater a diferença entre os termos "preto" e "negro", no qual debatem a identidade e a história por trás das palavras.
A Expo Internacional Dia da Consciência Negra também entrou em pauta. O evento contemplou temas como afrofuturismo, cultura, tecnologia e educação antirracista, destacando a importância de se projetar futuros alternativos a partir do olhar da diáspora africana.
Nesta semana, o Imprensa Jovem acompanhou a criação de uma comissão antirracista em uma escola bilíngue para surdos, que promove discussões sobre racialidade e combate o racismo recreativo.
Leia também: Venda recorde de canetas emagrecedoras acende alerta para descarte incorreto
A edição ainda abordou o projeto “Manhãs Brincantes”, que incentiva a participação de educadores, crianças e seus familiares em brincadeiras uma vez por semana, e o Festival Regional de Mancala, um jogo ancestral africano que exige estratégia e raciocínio matemático.
Sobre o programa
Em formato dinâmico e gravado em ambientes externos, fora de estúdios, o Boas Práticas revela projetos que acontecem na comunidade escolar por meio de diversas iniciativas e histórias da rede municipal de São Paulo. A atração vai ao ar aos domingos, às 11h, com reapresentação na quarta-feira, às 20h.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS