O Opinião da última semana discutiu a seguinte questão: "o podcast é o novo rádio?".
Durante a edição, Juliana Wallauer, roteirista, apresentadora e cofundadora do podcast 'Mamilos', afirma que, por causa da internet, os dois formatos hoje em dia registram mais semelhanças do que diferenças.
"Ja falei que podcast era mais um formato do que uma mídia, porque eu percebia muito claramente um jeito de fazer diferente do rádio pro podcast, apesar de serem mídias de áudio. Hoje em dia, acho que essas fronteiras se borraram muito, justamente porque o rádio veio para a internet e a internet foi para dentro do rádio também", argumenta a apresentadora.
Leia também: TV Cultura exibe programação especial na Semana Mundial de Combate à Aids
Cada vez mais integrados à rotina dos brasileiros, os podcasts conquistaram espaço e hoje disputam atenção com o rádio, o streaming e até as redes sociais. O Brasil conta com quase 32 milhões de ouvintes desta mídia, e quatro em cada dez escutam todos os dias.
Só entre janeiro e julho de 2024, o consumo dos podcasts cresceu 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.
"Não sei se a gente precisa mais dessas fronteiras [entre rádio e podcasts]. Acho a troca [entre eles] tão fluida que acho dificil definir o que é podcast", completa Juliana.
Assista ao Opinião de 28/11/2025 na íntegra:
Leia também: Adriana Couto recebe o antropólogo Michel Alcoforado no Metrópolis desta segunda-feira (1°)
REDES SOCIAIS