O Boas Práticas Escolares do último domingo (7) teve como foco diversas iniciativas de combate ao racismo e valorização da cultura afro-brasileira nas escolas.
A edição acompanhou a 12ª edição do Prêmio Municipal Educação e Direitos Humanos e o lançamento de um guia prático para educadores, estudantes e gestores, que busca ajudar a efetivar leis existentes há mais de 20 anos e indica como agir diante de episódios de discriminação.
Leia também: Roda Viva recebe escritor Milton Hatoum nesta segunda-feira (8)
Os projetos "Exploradores da Cidade", que entende a "cidade como um terceiro educador" e expande a sala de aula para o território, e “Nossas Estrelas Negras”, que celebra a identidade negra e a autoestima na educação infantil, também estiveram em pauta.
“Mestre Sankofa”, jogo colaborativo que se tornou uma ferramenta pedagógica que valoriza a memória e a ancestralidade com cartas de personalidades negras, também foi outro destaque da edição.
Sobre o programa
Em formato dinâmico e gravado em ambientes externos, fora de estúdios, o Boas Práticas revela projetos que acontecem na comunidade escolar por meio de diversas iniciativas e histórias da rede municipal de São Paulo. A atração vai ao ar aos domingos, às 11h, com reapresentação na quarta-feira, às 20h.
Leia também: "Amar também é o exercício de abrir mão de uma fantasia", diz psicanalista Ana Suy
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS