Olimpíadas

O que está por trás do 'Baile de Favela' apresentado por Rebeca Andrade na Olimpíada de Tóquio

Um dos principais ritmos da periferia paulistana, o funk de MC João veio acompanhado do clássico “Tocata e Fuga”, de Johann Sebastian Bach


29/07/2021 12h22

Rebeca Andrade fez história nesta quinta-feira (29), ao levar “Baile de Favela” ao pódio da Olimpíada de Tóquio. A ginasta conquistou a medalha de prata na final individual geral da ginástica artística. Mas sua trajetória com o funk no solo começou em 2016, quando o coreógrafo da seleção brasileira Rhony Ferreira viu no ritmo uma oportunidade.

Um dos principais sons da periferia paulistana, o funk traz representatividade para alguns atletas como Rebeca. Mas ele não estava sozinho na composição para a apresentação da ginasta. A música de MC João veio acompanhada do clássico “Tocata e Fuga”, de Johann Sebastian Bach, um dos principais nomes na música erudita. A produção ficou a cargo do maestro Misa Jr.

Leia mais: MC João, de "Baile de Favela", comemora prata de Rebeca Andrade na Olimpíada de Tóquio

Na ginástica artística, a performance e a coerência com a dança são alguns dos critérios avaliados pelos juízes. Por isso, todo cuidado é pouco ao produzir o som que será base para a apresentação das ginastas.

Em entrevista ao Sportv após a conquista da medalha de prata de Rebeca, Rhony comentou sobre a primeira vez que mostrou a música para a ginasta, que ficou surpresa com o resultado e chegou a desacreditar que seria capaz de performar ao som do clássico Bach, até que chegou o “Baile de Favela” para convencer a atleta de que aquela era a música certa.

Treinador e coreógrafo da seleção há 21 anos, Rhony já arriscou colocar outros ritmos na música do esporte conhecido pela rigidez e pela cadência clássica. Em 2004, na Olimpíada de Atenas, Daiane dos Santos conquistou o mundo com “Brasileirinho”de Waldir Azevedo.

Leia também: "Atleta não é um robô, é um humano", diz Rebeca sobre decisão de Simone Biles

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças