Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Hospital Sancta Maggiore
Divulgação/Hospital Sancta Maggiore

Um médico que denunciou a prática da Prevent Senior de prescrever remédios do chamado “kit Covid“, com medicamentos comprovadamente ineficazes contra a doença, disse ter sido ameaçado e coagido pelo diretor-executivo da empresa, Pedro Benedito Batista Júnior. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com um dossiê entregue à CPI da Covid e assinado por 15 médicos, profissionais eram coagidos a prescrever remédios como a hidroxicloroquina sem consentimento de parentes dos pacientes e eram obrigados a trabalhar mesmo quando infectados com o coronavírus.

O documento também acusa a Prevent de ter omitido sete mortes durante um estudo clínico sobre o uso e eficácia de remédios contra a Covid.

Em um áudio obtido pela Folha, um dos médicos que realizou as denúncias contra a Prevent Senior gravou uma conversa telefônica que teve com Batista Júnior, no dia 9 de abril deste ano, por volta das 8h. O denunciante afirma que a conversa se deu "em tom de intimidação".

Na conversa entre os dois, o diretor do plano de saúde pede que o médico retire a denúncia contra a empresa, afirmando que o profissional tem "muito a perder". Ele diz que o médico "fez a vida" na Prevent. "Você só conseguiu ter tua casa, ter tranquilidade com sua família, por causa da empresa". 

O médico não responde além de grunhidos. O diretor diz que o profissional está achando que é "espertão", mas está sendo manipulado. Acusa ainda o médico de estar inventando mentiras. "Eu vou provar que você mentiu". Nessa hora, o médico rebate. "Não menti não, cara". O diretor então diz que o médico não é "um cara limpo" e que tem o histórico de reclamações contra ele e irá expor. "Você vai sujar seu nome". Ele diz ainda que está falando para o médico "valorizar a família" e não se expor.

Por fim, o diretor diz que ainda dá para ele voltar atrás e pedir que a matéria com a denúncia não vá ao ar. "Todos seus outros empregadores vão enxergar a mesma coisa", diz. Ele afirma que é para o médico ameaçar o jornalista que fazia a reportagem. "Você tem muito a perder. É sua filha, sua família que vai ser exposta".

O áudio faz parte do material entregue à CPI. O médico também registrou as ameaças em um boletim de ocorrência na Polícia Civil de São Paulo contra Batista Júnior.

Em uma nota breve, a assessoria de imprensa da Prevent Senior afirmou que "o dr. Pedro Batista Júnior nega qualquer ameaça a colegas". À PGR (Procuradoria-Geral da República) a empresa disse ser vítima de armação e pediu investigação do caso.

O executivo da Prevent Senior presta depoimento à CPI da Covid nesta quarta-feira (22).

Leia também: Nos EUA, Marcelo Queiroga testa positivo para Covid-19Presidente da China afirma que ajudará nações na transição para economia de baixo carbono