Presidente da Turquia volta a recusar adesão da Finlândia e da Suécia à Otan
Recentemente, Erdogan caracterizou nações escandinavas como uma “casa de hóspedes para organizações terroristas”
16/05/2022 16h46
O presidente da Turquia voltou a dizer nesta segunda-feira (16) que o país não aceitará a adesão da Suécia e da Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Recentemente, Recep Tayyip Erdogan já havia caracterizado as nações escandinavas como uma “casa de hóspedes para organizações terroristas”.
Leia mais: Novo tiroteio deixa ao menos três feridos em supermercado na Califórnia
Localizados no norte europeu, os países são tradicionalmente conhecidos com neutros nos conflitos. No entanto, seus representantes resolveram escolher o lado na Ucrânia na guerra com a Rússia e se aliar ao bloco ocidental. Mais cedo, o vice-ministro russo das Relações Exteriores avaliou a eventual aliança como um “grave erro”.
Leia também: Com 18%, Lula é o maior beneficiado por antigos eleitores de Bolsonaro
Embora a Turquia faça parte da Otan, o país mantém laços com Moscou e é uma de suas parceiras comerciais. “Não temos uma opinião positiva”, falou Erdogan sobre os pedidos de entrada na organização por parte das duas nações. A Finlândia, inclusive, divide fronteira com a Rússia. Putin já alegou que, caso a parceria se concretize, as devidas providências serão tomadas.
REDES SOCIAIS