O Roda Viva entrevista a ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge, nesta segunda-feira (22).
Recentemente, ela assinou a "Carta às brasileiras e brasileiros em defesa do estado democrático de direito" e afirmou que "os sinais de que a democracia brasileira está em risco são evidentes”. Defensora dos direitos humanos, minorias, questões ambientais e indígenas, fez parte da equipe que redigiu o primeiro plano nacional para erradicação do trabalho escravo no Brasil.
Em 2017, tornou-se a primeira mulher a assumir o mais alto cargo do Ministério Público Federal, nomeada pelo ex-presidente Michel Temer. Como presidente da Procuradoria-Geral da República (PGR), enfrentou divergências de procuradores descontentes com sua gestão. Atuou em várias denúncias de corrupção que envolveram políticos de alto escalão e foi agraciada com a Ordem do Mérito do Ministério da Justiça.
Goiana, é formada em Direito pela Universidade de Brasília e tem mestrado em Harvard, nos Estados Unidos. Ainda na adolescência, começou a se preparar para seguir carreira na área jurídica. Entrou para o Ministério Público Federal (MPF) como Procuradora da República em 1987.
Leia também: PoderData: Governo Bolsonaro é aprovado por 40% dos brasileiros e reprovado por 56%
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar ao vivo às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
Assista à edição mais recente do Roda Viva com Ciro Gomes:
REDES SOCIAIS