Cientistas desenvolvem dispositivo que monitora o avanço do Mal de Parkinson
Pacientes podem receber o diagnóstico de casa; também é analisada a resposta à doença com os medicamentos
04/10/2022 11h21
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) criaram um dispositivo que avalia a progressão do Mal de Parkinson em pacientes diagnosticados com a doença. O aparelho é doméstico e também aponta a resposta do paciente com relação aos medicamentos.
De acordo com a última estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 8 milhões de pessoas ao redor do planeta e 200 mil pessoas no Brasil convivem com a doença.
O dispositivo em questão utiliza sinais de rádio que refletem no corpo do paciente enquanto ele se move por seu lar. Com isso, ele coleta os dados instantaneamente, sem necessidade de dispositivos portáteis ou interferência em outros itens sem fio da casa, como o roteador wi-fi ou aparelhos de som via bluetooth, por exemplo.
Leia mais: Fiocruz realiza testes para transportar material biológico por drone
República da Coreia e EUA realizam exercícios militares e alegam resposta a Pyongyang
A principal autora da pesquisa alega que o avanço “contribui muito para melhorar a equidade e o acesso”. “Poder ter um aparelho em casa que pode monitorar um paciente e informar ao médico remotamente sobre a progressão da doença e a resposta à medicação do paciente, para que ele possa atendê-lo mesmo que ele não vá à clínica”, afirma Dina Katabi.
O Mal de Parkinson é uma doença neurológica, crônica e progressiva, sem causa conhecida, que atinge o sistema nervoso central e compromete os movimentos. Recentemente, a produtora do cineasta Lars Von Trier informou que ele foi diagnosticado com a doença.
REDES SOCIAIS