Proprietária do restaurante “A Casa do Porco” diz que já cogitou se mudar do centro de SP por conta de assaltos
No Roda Viva, a chef Janaina Torres chama a atenção para a questão da segurança na região
28/05/2024 00h03
O Roda Viva desta segunda-feira (20) entrevista Janaina Torres, eleita a melhor chef feminina do mundo de 2024 pelo The World's 50 Best Restaurants.
A entrevistada está à frente do premiado restaurante “A Casa do Porco” e de outros quatro estabelecimentos localizados no centro de São Paulo.
Miguel Icassatti, jornalista da revista Gula e curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, chama a atenção para a questão da segurança na região, que registra alto índice de furtos e roubos.
"O centro de São Paulo sempre foi assim. Ele sempre teve um problema social muito forte na questão da segurança pública. Eu nunca vi muito diferente", explica Janaina.
A chef ainda conta que, há cerca de um ano, cogitou se mudar do local por conta dos assaltos.
"[Naquela época] eu assustei, juro, eu descia na porta da minha casa e via aquele monte de 'bicicleteiro' passando e falei ‘não é possível que eu, com 48 anos, vou precisar me mudar do centro de São Paulo", conta.
Ainda segundo Torres, o número de assaltos fez com que o centro de São Paulo "perdesse drasticamente" parte do faturamento nos restaurantes.
Nos últimos três meses, ela afirma que a situação melhorou na região.
"A eleição chegando, a gente conversou com o Ricardo Nunes, há uns seis meses ele esteve na Casa do Porco, falou que ia tomar soluções e ele tomou mesmo. Muito policiamento ali na Avenida São Luís e na parte da Praça da República."
De todo modo, Janaina é enfática ao dizer que ao dizer que a "segurança pública no Brasil precisa ser melhorada", ao mesmo tempo que reconhece que hoje tem "mais voz" para chamar o poder público.
Participam da bancada de entrevistadores Arnaldo Lorençato, editor-executivo da revista Veja São Paulo, Luiza Fecarotta, jornalista, crítica gastronômica e comentarista da rádio CBN, Marcelo Katsuki, editor do blog Comes e Bebes, da Folha de S.Paulo, Mariana Weber, jornalista e escritora, e Miguel Icassatti, jornalista da revista Gula e curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.
Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real do estúdio da emissora em São Paulo.
Leia também: “É possível mudar a política de um país através da alimentação”, diz chef Janaina Torres Rueda
REDES SOCIAIS