Roda Viva desta segunda-feira (3) recebeu o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.
Durante o programa, foi abordado a questão da qualidade do ar nas cidades brasileiras e os limites de poluição em vigor.
Agostinho reconheceu o problema no Brasil e mencionou avanços legislativos, como a Política Nacional de Qualidade do Ar e o programa Proconve (controle de emissões veiculares). Porém, o presidente do Ibama ressaltou que a poluição não é exclusiva de veículos e diferenciou dos problemas causados pelas queimadas.
“No caso dos veículos, o material particulado mais fino é quase que indetectável e causa problemas sérios na saúde humana. Mas a gente viu o problema nas cidades amazônicas, nas cidades do Pantanal, o que fica depois de uma temporada de incêndios. a expectativa de vida de muitas pessoas em cidades onde em tese o ar era para tá puro, por conta da presença da floresta, infelizmente a expectativa dessas cidades caiu significativamente por conta da qualidade do ar.”
Leia também: Presidente do Ibama destaca trabalho do órgão no combate ao desmatamento ilegal para criação de gado
Na sequência, Rodrigo finalizou dizendo que “esse é um tema negligenciado no Brasil”, e que há uma carência na infraestrutura de medição.
"Muitas regiões brasileiras a gente sequer tem os medidores, que deveriam estar sendo instalados a rede de sensores e a rede de telemetria para que a gente possa ter uma garantia de qualidade do ar para a população brasileira.".
Participaram da bancada de entrevistadores: Luis Felipe Azevedo, repórter do Jornal O Globo; Eduardo Geraque, jornalista e biólogo; Jaqueline Sordi, do Greenpeace; Marina Rossi, repórter da BBC e autora de 'O Cerco'; e Giuliana de Toledo, editora de Ambiente na Folha de S.Paulo.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no YouTube, no site da emissora e no app Cultura Play.
Leia também: "O mundo é viciado no petróleo", diz presidente do Ibama sobre necessidade de transição energética
REDES SOCIAIS