Olimpíadas

Brasil x Argentina na Olimpíada: Como nos saímos contra nossos hermanos?

A competição acabou com vantagem brasileira nos cinco confrontos diretos entre os dois países sul-americanos


09/08/2021 19h10

No futebol, Brasil e Argentina já protagonizaram diversas partidas marcantes. Seja em jogos de Copa do Mundo, Eliminatórias ou até mesmo em amistosos a rivalidade entre os dois países só fez crescer com o tempo. O último confronto terminou com uma vitória dos argentinos por 1 a 0 na final da Copa América em pleno Maracanã, encerrando um jejum de 28 anos sem títulos. A rivalidade entre os dois é tão significativa que alguns torcedores passaram a considerar todo Brasil x Argentina um grande clássico, independente do esporte.

Durante a Olimpíada de Tóquio os dois países se encontraram cinco vezes em confrontos diretos. Veja abaixo como foi o retrospecto do Brasil contra os “hermanos” nos jogos olímpicos que aconteceram este ano.


Vôlei de praia masculino (Vitória)

O Brasil estreou no vôlei de praia com o pé direito. A vitória veio logo de cara para cima dos argentinos. Na modalidade masculina, a dupla Alison e Álvaro venceu Julian Amado Azaad e Nicolas Capogrosso por 2 sets a 0 (21 a 16 no primeiro set e 21 a 17 no segundo).

Os brasileiros, que seriam eliminados mais tarde nas quartas de final para a Letônia, venceram com certa facilidade a primeira etapa e sofreram um pouco mais na última. A Argentina saiu na frente do placar e só levou o empate no nono ponto, anotado por Alison.


Vôlei de praia feminino (Vitória)

No mesmo dia da vitória de Alison e Álvaro sobre a dupla argentina no vôlei de praia masculino, as atletas Ágatha e Duda repetiram o feito no feminino. Elas venceram as argentinas Ana Gallay e Fernanda Pereyra pelo mesmo placar de 2 sets a 0 (21 a 19 no primeiro set e 21 a 11 no segundo).

Apesar do primeiro set difícil, Ágatha e Duda não tomaram conhecimento da dupla rival no segundo. Terminando o último set com uma diferença de dez pontos.

As brasileiras foram eliminadas nas oitavas de final do torneio olímpico para as alemãs Laura Ludwig e Margareta Kozuch por 2 sets a 1 (parciais de 21 a 19, 19 a 21 e 16 a 14).


Vôlei de quadra masculino (Vitória)

A seleção brasileira masculina de vôlei de quadra protagonizou uma de suas partidas mais emocionantes ainda na fase de grupos contra os “hermanos”. O Brasil perdeu os dois primeiros sets, por 25 a 19 e 25 a 21 mas reagiu e conseguiu buscar a virada para 3 sets a 2 (parciais dos três últimos sets 25 a 16, 25 a 20 e 16 a 14).

Depois de se encontrar na partida, reagir no 3º set e diminuir o placar para 2 a 1, a seleção brasileira voltou a encontrar dificuldades na 4ª etapa. Em determinado momento, o marcador chegou a registrar 15 a 8 para a Argentina. No entanto, as mudanças do técnico Renan Dal Zotto surtiram efeito e os brasileiros conseguiram vencer o set por 25 a 21, o que levou jogo para o tie-break.

Apesar do ace de Lucarelli no primeiro lance da última etapa, o set de desempate foi marcado pelo equilíbrio. O Brasil acabou vencendo por 16 a 14, resultado importantíssimo, visto que a equipe tinha pela frente o Comitê Olímpico Russo (derrota), os Estados Unidos (vitória) e a França (vitória).

Leia Também: 10 momentos em que a Olimpíada de Tóquio nos ensinou sobre representatividade

Handebol masculino (Vitória)

A seleção brasileira de handebol masculino não passou da fase de grupos no torneio olímpico, porém, a única vitória da equipe se deu contra a Argentina, por um placar de 25 a 23.

Em determinado momento do jogo, o Brasil permaneceu a 12 gols de vantagem sobre a seleção rival (22 a 17). Depois de conseguir a vantagem, a seleção brasileira baixou a guarda e deixou os argentinos se aproximarem do empate, diminuindo para 22 a 20.

Os brasileiros souberam suportar a pressão do jogo e venceram a partida. A derrota da Argentina significou a eliminação da seleção no torneio olímpico, enquanto o Brasil, naquele momento, ainda mantinha chances de classificação para próxima fase.

Veja imagens: Webstory: Brasil x Argentina na Olimpíada de Tóquio

Vôlei de quadra masculino (Derrota)

A única disputa de medalha entre Brasil e Argentina também significou a única derrota brasileira para o país azul e branco na Olimpíada de Tóquio.

Depois da decepção na derrota para o Comitê Olímpico Russo (3 sets a 1) nas semifinais do vôlei de quadra masculino, a seleção de Renan Dal Zotto enfrentaria novamente os argentinos na disputa pelo bronze. Eles haviam perdido para a França (3 sets a 0) na outra chave da competição.

Desta vez, os brasileiros não foram capazes de vencer os rivais e ficaram fora do pódio pela primeira vez desde 2000, nos jogos de Sidnei, na Austrália.

Na partida, a Argentina venceu o primeiro set mas sofreu a virada para 2 a 1 nos dois sets seguintes. No 4º set, os argentinos voltaram a incomodar e empataram a partida em 2 a 2, levando para o tie-break.

O Brasil conseguiu tirar uma diferença de 10 a 6 no set decisivo e deixou o placar em 12 a 12, mas dois pontos seguidos da seleção adversária levaram a medalha de bronze para os Hermanos.


Quadro de medalhas

O Brasil terminou a Olimpíada com a melhor campanha do país na história. O 12º lugar na classificação veio com 21 medalhas no total, sete de ouro, seis de prata e oito de bronze.

Já a Argentina faturou apenas uma prata, dois bronzes e nenhum ouro. O país ocupou o 72º lugar no quadro de medalhas.

Leia Também: Saudade da Olimpíada? Paralimpíada de Tóquio começa no dia 24 de agosto

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças