Ouça o álbum completo:
Quando falamos de contrabaixo, logo pensamos em música popular. No domínio erudito, no máximo o maestro russo Sergei Koussevitzky, mestre de Eleazar de Carvalho. Primeiro porque compôs música para contrabaixo, seu instrumento antes de assumir a regência orquestral.
O CD desta semana na Cultura FM intitula-se “Lost Beauty”, Beleza Perdida, porque resgata obras do leste europeu no formato contrabaixo-piano. É um tributo do contrabaixista polonês Szymon Marciniak,de 41 anos, ao contrabaixista, compositor e maestro checo Frantisek. Frantisek nasceu em 1906 e morreu em 1973. Seu método de contrabaixo é largamente utilizado, mas Marciniak está mais interessado, neste álbum, nas composições dele.
Estamos longe dos ares contemporâneos mais radicais. Ao contrário, a “Sonata, as quatro peças, o “Noturno e Intermezzo” e a ótima ‘Dança dos Sátiros” são bem comportadas, se encaixariam fácil no cânone do século 19. Estamos mesmo diante de belezas perdidas, já que são raras as obras camerísticas para contrabaixo. Descobri o álbum por causa de Alexandre Piazza, brasileiro que estudou com Marciniak e até postou no último dia 9 uma live com o contrabaixista polonês que vale a pena assistir.
REDES SOCIAIS