Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem: TV Cultura
Montagem: TV Cultura

No futebol, Brasil e Argentina já protagonizaram diversas partidas marcantes. Seja em jogos de Copa do Mundo, Eliminatórias ou até mesmo em amistosos a rivalidade entre os dois países só fez crescer com o tempo. O último confronto terminou com uma vitória dos argentinos por 1 a 0 na final da Copa América em pleno Maracanã, encerrando um jejum de 28 anos sem títulos. A rivalidade entre os dois é tão significativa que alguns torcedores passaram a considerar todo Brasil x Argentina um grande clássico, independente do esporte.

Durante a Olimpíada de Tóquio os dois países se encontraram cinco vezes em confrontos diretos. Veja abaixo como foi o retrospecto do Brasil contra os “hermanos” nos jogos olímpicos que aconteceram este ano.


Vôlei de praia masculino (Vitória)

O Brasil estreou no vôlei de praia com o pé direito. A vitória veio logo de cara para cima dos argentinos. Na modalidade masculina, a dupla Alison e Álvaro venceu Julian Amado Azaad e Nicolas Capogrosso por 2 sets a 0 (21 a 16 no primeiro set e 21 a 17 no segundo).

Os brasileiros, que seriam eliminados mais tarde nas quartas de final para a Letônia, venceram com certa facilidade a primeira etapa e sofreram um pouco mais na última. A Argentina saiu na frente do placar e só levou o empate no nono ponto, anotado por Alison.


Vôlei de praia feminino (Vitória)

No mesmo dia da vitória de Alison e Álvaro sobre a dupla argentina no vôlei de praia masculino, as atletas Ágatha e Duda repetiram o feito no feminino. Elas venceram as argentinas Ana Gallay e Fernanda Pereyra pelo mesmo placar de 2 sets a 0 (21 a 19 no primeiro set e 21 a 11 no segundo).

Apesar do primeiro set difícil, Ágatha e Duda não tomaram conhecimento da dupla rival no segundo. Terminando o último set com uma diferença de dez pontos.

As brasileiras foram eliminadas nas oitavas de final do torneio olímpico para as alemãs Laura Ludwig e Margareta Kozuch por 2 sets a 1 (parciais de 21 a 19, 19 a 21 e 16 a 14).


Vôlei de quadra masculino (Vitória)

A seleção brasileira masculina de vôlei de quadra protagonizou uma de suas partidas mais emocionantes ainda na fase de grupos contra os “hermanos”. O Brasil perdeu os dois primeiros sets, por 25 a 19 e 25 a 21 mas reagiu e conseguiu buscar a virada para 3 sets a 2 (parciais dos três últimos sets 25 a 16, 25 a 20 e 16 a 14).

Depois de se encontrar na partida, reagir no 3º set e diminuir o placar para 2 a 1, a seleção brasileira voltou a encontrar dificuldades na 4ª etapa. Em determinado momento, o marcador chegou a registrar 15 a 8 para a Argentina. No entanto, as mudanças do técnico Renan Dal Zotto surtiram efeito e os brasileiros conseguiram vencer o set por 25 a 21, o que levou jogo para o tie-break.

Apesar do ace de Lucarelli no primeiro lance da última etapa, o set de desempate foi marcado pelo equilíbrio. O Brasil acabou vencendo por 16 a 14, resultado importantíssimo, visto que a equipe tinha pela frente o Comitê Olímpico Russo (derrota), os Estados Unidos (vitória) e a França (vitória).

Leia Também: 10 momentos em que a Olimpíada de Tóquio nos ensinou sobre representatividade

Handebol masculino (Vitória)

A seleção brasileira de handebol masculino não passou da fase de grupos no torneio olímpico, porém, a única vitória da equipe se deu contra a Argentina, por um placar de 25 a 23.

Em determinado momento do jogo, o Brasil permaneceu a 12 gols de vantagem sobre a seleção rival (22 a 17). Depois de conseguir a vantagem, a seleção brasileira baixou a guarda e deixou os argentinos se aproximarem do empate, diminuindo para 22 a 20.

Os brasileiros souberam suportar a pressão do jogo e venceram a partida. A derrota da Argentina significou a eliminação da seleção no torneio olímpico, enquanto o Brasil, naquele momento, ainda mantinha chances de classificação para próxima fase.

Veja imagens: Webstory: Brasil x Argentina na Olimpíada de Tóquio

Vôlei de quadra masculino (Derrota)

A única disputa de medalha entre Brasil e Argentina também significou a única derrota brasileira para o país azul e branco na Olimpíada de Tóquio.

Depois da decepção na derrota para o Comitê Olímpico Russo (3 sets a 1) nas semifinais do vôlei de quadra masculino, a seleção de Renan Dal Zotto enfrentaria novamente os argentinos na disputa pelo bronze. Eles haviam perdido para a França (3 sets a 0) na outra chave da competição.

Desta vez, os brasileiros não foram capazes de vencer os rivais e ficaram fora do pódio pela primeira vez desde 2000, nos jogos de Sidnei, na Austrália.

Na partida, a Argentina venceu o primeiro set mas sofreu a virada para 2 a 1 nos dois sets seguintes. No 4º set, os argentinos voltaram a incomodar e empataram a partida em 2 a 2, levando para o tie-break.

O Brasil conseguiu tirar uma diferença de 10 a 6 no set decisivo e deixou o placar em 12 a 12, mas dois pontos seguidos da seleção adversária levaram a medalha de bronze para os Hermanos.


Quadro de medalhas

O Brasil terminou a Olimpíada com a melhor campanha do país na história. O 12º lugar na classificação veio com 21 medalhas no total, sete de ouro, seis de prata e oito de bronze.

Já a Argentina faturou apenas uma prata, dois bronzes e nenhum ouro. O país ocupou o 72º lugar no quadro de medalhas.

Leia Também: Saudade da Olimpíada? Paralimpíada de Tóquio começa no dia 24 de agosto