Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

O único show de calouros da música clássica da TV brasileira está de volta. A TV Cultura inicia as transmissões da nova temporada do Prelúdio. Nele, instrumentistas, cantores e regentes com até 28 anos têm a oportunidade de apresentar seu talento como solista de uma orquestra profissional, regida pelo maestro e diretor artístico Júlio Medaglia. O programa é apresentado por Roberta Martinelli e nesta primeira eliminatória os jurados são Irineu Franco Perpetuo, Gilberto Tinetti, Patrícia Endo e Luís Antônio Giron. Em 2014 o Prelúdio terá 24 candidatos, que disputarão seis eliminatórias, duas semifinais e uma grande final, na Sala São Paulo. As primeiras fases acontecem no Theatro São Pedro e em cada eliminatória apresentam-se quatro candidatos, com o vencedor automaticamente classificado para a semifinal. Para completar o time de semifinalistas, o júri escolherá dois candidatos na repescagem. Dos oito candidatos que disputarem as semifinais, apenas quatro serão classificados para a grande final, que acontece em dezembro.

Outro destaque desta nova temporada são os três prêmios: uma bolsa de estudos na Alemanha oferecida pelo Instituto Goethe; um concerto como solista à frente da Orquestra Prelúdio num auditório do Sesi; e uma bolsa de estudos na prestigiada Academia Franz Liszt, em Budapeste, oferecida pela embaixada da Hungria.

Nesta primeira eliminatória, os candidatos são Wellington Araújo, trombonista pernambucano de 28 anos; o clarinetista de 19 anos Eduardo Lima, de João Pessoa; a cantora mineira de Sete Lagoas Luana Dourado, de 24 anos; e Steven Chervenkov, pianista de 23 anos nascido em Sorocaba, interior de São Paulo. Todos se apresentam acompanhados da Orquestra Prelúdio, dirigida pelo maestro Júlio Medaglia.